Memórias e curiosidades, 100 anos depois

Dois filmes

silent_mountainA propósito da Grande Guerra, trazemos hoje dois filmes, apesar de não directamente relacionados com a participação de Portugal nesse conflito, retratam de forma interessante uma outra frente dessa guerra.  Aparecendo nos cinemas em 2014 chama-se no original, “The Silent Mountain”é um filme austriaco, realizado por Ernst Gossner, cuja acção se desenrola nos Alpes, numa zona conhecida como Dolomitas, na fronteira entre a Itália e a Austria e que em 1915 viu estalar um conflito entre os dois países, que se encontravam em lados opostos da Grande Guerra.

É um filme despretencioso que alude a um conflito que dividiu famílias, dado que nestas zonas de fronteira é comum existirem famílias que têm elementos austríacos e elementos italianos. Esta frente da Grande Guerra é frequentemente esquecida em detrimento do mais mediático conflito das trincheiras, no entanto foi uma frente que causou muita mortandade e criou muitos ódios que vinham ainda do século XIX.

Ao que parece o filme não passou no circuito português de cinema. Pode consultar aqui a página oficial.

 

Shoulder_ArmsUm outro filme interessante, foi realizado e protagonizado por Charles Chaplin, um mais que conhecido monstro sagrado do cinema, um homem com uma consciência política e social extraordinárias, para alem de uma natural intuição para o cinema, Chaplin foi sem dúvida um homem muito à frente do seu tempo.

O filme saiu em 1918, um pouco antes do Armistício, retratando a participação americana no conflito através do estilo mordaz de comédia que Chaplin popularizou. Pode ser visto na íntegra aqui.

 

Francisco Pereira

Deixar uma resposta

Subscrever Blog via email

Junte-se a 586 outros subscritores